Duração: 30 meses
O projecto reúne 9 parceiros de 6 Estados Membros: Itália (Chefe de Fila), Portugal, Espanha, França, Malta e Eslovénia.
O projecto visa a melhoria da eficácia das políticas de conservação das zonas húmidas protegidas na área de intervenção do Programa MED. Serão analisadas, testadas e disseminadas novas formas de colaboração institucional nas zonas objecto do projecto e será desenvolvido um mecanismo de integração dos planos e iniciativas que incidem sobre as zonas húmidas protegidas. O projecto fará recurso a métodos participativos para promover o envolvimento activo dos vários stakeholders na conservação, gestão e desenvolvimento sustentável dos ecossistemas e das paisagens das zonas húmidas.
Assim, o projecto irá promover o diálogo e a cooperação entre as diversas entidades que operam na área de cada zona húmida, procurando conciliar interesses e definir um programa de acções participado por todos, o qual poderá assumir a forma de “contrato de zona húmida” à semelhança de instrumentos idênticos utilizados em países como a França e a Itália, há mais de duas décadas (River Contracts). Neste contrato serão estabelecidos os princípios de salvaguarda e conservação a adoptar, numa perspetiva de harmonização e preservação do ecossistema.
Em Portugal a RCDI trabalhará sobre a zona da Lagoa de Melides em colaboração com a Câmara Municipal de Grândola, sendo uma oportunidade para promover a gestão participada de uma área do município que apresenta, simultaneamente, elevada sensibilidade ecológica e um importante valor económico.
Descarregue aqui a primeira brochura do projecto.
Descarregue aqui a segunda brochura do projecto.
Descarregue aqui a terceira brochura do projecto.
Conheça mais informação sobre a área-piloto do projecto, em Portugal:
Newsletters Wetnet
|