Inovação. Desenvolvimento. Cooperação.


  • Reunião do Grupo Regional de Stakeholders do +RESILIENT, em 11 de Fevereiro 2020, sobre a Acção Piloto do projecto, no Alentejo Central

    A Ação Piloto do projecto +RESILIENT, em Portugal, consiste no desenvolvimento de uma ferramenta digital interactiva, mapeando as respostas sociais existentes no Alentejo Central. A ferramenta será disponibilizada na Internet (Portal e App para dispositivos móveis) e permitirá pesquisar e entrar em contacto com prestadores de serviços sociais, ajudando os cidadãos a encontrar os serviços apropriados para qualquer problema específico e apoiando organizações sociais e outras partes interessadas (como decisores políticos e investigadores sociais) a interagir e coordenar as suas acções.


    Conferência Final do projecto iBLUE realizada em Marselha, em 18 de Dezembro de 2019 

    A Conferência Final do iBLUE realizou-se em Marselha, França, no dia 18 de Dezembro, encerrando um processo de trabalho colaborativo realizado ao longo de três anos pelos parceiros do projecto, em nove países da bacia Mediterrânica – Itália (Coordenador), Albânia, Chipre, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Grécia e Portugal.

    Com enfoque na náutica de recreio, o projecto permitiu aprofundar o conhecimento sobre este sub-sector, traduzindo-se no desenvolvimento de metodologias, na criação de instrumentos de apoio e em resultados que interessam a toda a fileira do mar, que foram apresentados e analisados na Conferência Final.



    Vídeo do projecto IBLUE sobre a metodologia 3-PBM 

    Conheça as opiniões dos stakeholders sobre a metodologia 3-PBM – Modelo de Gestão dos Três Pilares, desenvolvida pelo projecto IBLUE.












  • Reunião de arranque do projecto COMM.ON HERITAGE em Malta, de 29 a 31 de Janeiro de 2020 

    A reunião de arranque do projecto COMM.ON HERITAGE realizou-se em Malta, de 29 a 31 de Janeiro de 2020. A RCDI é o parceiro português do projecto, que integra 5 parceiros de 5 países: Itália (coordenador), Eslovênia, Grécia, Malta e Portugal. O projecto tem como objectivo estratégico conceber e testar metodologias de intervenção inovadoras, visando melhorar as competências dos gestores locais (community managers) para a promoção de um desenvolvimento inclusivo, em áreas vulneráveis (semiperiféricas e rurais), tirando partido do seu património cultural e natural. 
     






    Terceira Reunião Transnacional do projecto +RESILIENT em Roma, em Outubro de 2019

    A terceira Reunião Transnacional do +RESILIENT decorreu em 15 e 16 de Outubro, em Roma, Itália, marcando a conclusão do Módulo 1 e o arranque do Módulo 2 do projecto, em que se destaca a realização de acções-piloto, em cada uma das regiões participantes. No Alentejo, a RCDI irá desenvolver, em colaboração com os stakeholders do +RESILIENT, o protótipo para uma ferramenta digital, que se destina a facilitar o acesso às respostas sociais, agilizando a pesquisa e contacto dos utilizadores com os prestadores de serviços sociais, públicos e privados. Mais informação sobre esta acção-piloto, em breve.


    Conheça o vídeo do projecto WETNET

    O vídeo “WetNet – Improving Water Governance in Wetlands” mostra-lhe, num relance, os objectivos e conceitos fundamentais, que norteiam a implementação do projecto europeu WetNet.








  • Reunião de arranque do projecto LABELSCAPE em Liubliana, Eslovénia, 14 a 16 de Janeiro 2020

    A reunião de arranque do projecto LABELSCAPE, em que a RCDI é o parceiro português, realizou-se em Liubliana, Eslovénia, de 14 a 16 de Janeiro 2020. O LABELSCAPE envolve 10 organizações de 7 países mediterrânicos e tem como principais objectivos contribuir para o desenvolvimento de mecanismos para promover a integração dos sistemas de certificação de sustentabilidade nas políticas gerais do sector do turismo e apoiar os destinos turísticos nesses processos de certificação.



    Conferência Internacional do projecto WETNET

    A conferência internacional do projecto WetNet, realizada de 1 a 3 de Outubro em Veneza, Itália, marcou a conclusão das actividades do projecto. No âmbito da conferência foram apresentadas, pelos vários parceiros, a metodologia seguida e os resultados alcançados com o processo colaborativo implementado em cada área piloto. Foram desenvolvidos 9 planos de acção para zonas húmidas, que sustentam as propostas de acordo entre os stakeholders e foi elaborada uma Declaração conjunta sobre a governança das zonas húmidas. A conferência incluiu uma visita de estudo à Lagoa de Veneza, uma das maiores zonas húmidas do Mediterrâneo.




    Concursos a decorrer no COMPETE 2020

    Conheça os Avisos dos concursos actualmente a decorrer no âmbito do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, o programa do Portugal 2020 vocacionado para apoiar o desenvolvimento da economia portuguesa, com base no conhecimento e na inovação. A RCDI presta apoio especializado na preparação e acompanhamento de candidaturas aos vários sistemas de incentivos do COMPETE 2020.  Contacte-nos: info@rcdi.pt

Skip Navigation LinksInício Domingo, 6 de Dezembro de 2020