A RCDI prestou assistência técnica à AEAL – Associação dos Empresários do Alentejo Litoral, no desenvolvimento do projecto MENTOR ME, uma iniciativa co-financiada pelo programa Grundtvig. A AEAL foi responsável pela coordenação do projecto, que contou com nove parceiros de oito países – Portugal, Alemanha, Espanha, França, Grécia, Itália, Polónia e Roménia.
O MENTOR ME destinava-se a abrir oportunidades alternativas a jovens adultos com dificuldades de acesso ao mercado de trabalho e que não completavam a sua formação básica, através do apoio de Mentores.
Estes mentores eram pessoas seniores, com mais de 50 anos, que partilhavam as suas experiências e conhecimentos com os aprendentes, gerando-se, assim, um diálogo inter-geracional, que contribuiu, por um lado, para melhorar as competências e empregabilidade dos aprendentes e, por outro lado, para reforçar o sentido de utilidade social dos mentores.
Era privilegiada a troca de experiências e boas práticas entre os parceiros através de uma plataforma electrónica e de reuniões transnacionais com a participação de mentores e aprendentes dos vários países envolvidos, que foram realizadas regularmente, ao longo dos dois anos de duração do projecto.
|