No âmbito do projeto WE GO COOP, a actividade “Roadshows de Transferência na região Euro-MED” destina-se a transferir a metodologia dos Contratos de Gestão de Zonas Húmidas para três novas áreas piloto, com o objetivo de envolver e capacitar os actores locais e formalizar compromissos para a implementação dos referidos Contratos de Zonas Húmidas.
No âmbito do projeto WE GO COOP, a actividade “Roadshows de Transferência na região Euro-MED” destina-se a transferir a metodologia dos Contratos de Gestão de Zonas Húmidas para três novas áreas piloto, com o objetivo de envolver e capacitar os actores locais e formalizar compromissos para a implementação dos referidos Contratos de Zonas Húmidas. Em Portugal, a área piloto selecionada foram as Lagoas do Carvalhal e o primeiro seminário do Roadshow foi organizado em duas sessões, que tiveram lugar no dia 12 de Fevereiro em Évora e no dia 20 de Fevereiro no Carvalhal, envolvendo participantes de entidades públicas nacionais, regionais e locais, academia e operadores económicos locais (e.g. agricultores, proprietários de terrenos).
Estas duas primeiras sessões centraram-se na apresentação dos objectivos e actividades do projeto e na introdução aos Contratos de Zonas Húmidas, que se baseiam em processos participativos, visando promover uma governação eficaz das zonas húmidas e a adopção de práticas locais mais sustentáveis. As reuniões foram muito frutuosas e está prevista a realização de um segundo seminário no final de Março, que abordará a análise SWOT da área de intervenção, através da participação activa dos stakeholders.